Endodontia

A Endodontia, geralmente conhecida por desvitalização, é a especialidade da Medicina Dentária que trata o interior dos dentes, a polpa dentária.

O tratamento endodôntico é indicado quando um dente desenvolve uma inflamação irreversível causada por uma carie profunda, traumatismo ou parafunções.

O tratamento consiste na remoção do conteúdo e a desinfeção do interior do dente. O espaço anteriormente preenchido pela polpa e vasos sanguíneos é preenchido com um material dentário biocompatível, para garantir que não haja infiltração bacteriana.

Na nossa Clínica este tratamento é executado pelo Dr. Mário Martins, medico dentista com a especialidade “Endodontia”.

Endodontia com Microscópio

Para lhe proporcionar um trabalho de excelência recorremos à mais recente tecnologia de ponta, como o Microscópio Óptico Odontológico, CBCT (tomografia computorizada de feixe cónico), instrumentação mecanizada, obturação termoplástica, entre outros.

A desvitalização pode ser realizada em várias sessões ou em sessão única, dependendo de um diagnóstico prévio e da evolução do tratamento.

O dente natural, mesmo sem vitalidade, permite a manutenção do nível de osso, estabilidade da oclusão, eficiência da mastigação, fala e estética facial. Um dente, mesmo desvitalizado, é sempre a melhor alternativa ao implante.


Ao logo do tempo, pode haver alteração da cor do dente comprometendo a estética. Um branqueamento interno ou facetas cerâmicas e eventualmente uma combinação de ambos pode ser o tratamento indicado.


O branqueamento interno é uma técnica de branqueamento de dentes tratados endodonticamente através da aplicação de um agente branqueador no seu interior (na câmara pulpar).